sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A BIOÉTICA - A LENTE DE AUMENTO

“Devemos avançar de uma ciência eticamente livre para outra eticamente responsável; de uma tecnocracia que domina o homem para uma tecnologia que esteja a serviço da humanidade do próprio homem”8.

Hans Kung

A Bioética é o território a partir do qual ocorre o confronto de saberes entre os problemas surgidos do progresso das ciências biomédicas, das ciências da vida e, em geral, das ciências humanas1.

Alguns temas tem sido objeto de preocupação da Bioética entre os quais contracepção, aborto, eutanásia e dignidade da morte, distanásia, transplante e doação de órgãos, tecnologia de fecundação humana, esterilização, uso de psicofármacos, drogas, contaminação ou degradação da biosfera, problemas de justiça social na distribuição de recursos em saúde e responsabilidades para gerações futuras1,10.

A palavra Bioética surgiu em 1970, e resulta de um neologismo que une ética e a Biologia, estabelecendo valores éticos e fatos biológicos para sobrevivência do ecossistema10.

Bioética é o estudo sistemático do comportamento humano na área das ciências da vida e dos cuidados da saúde, quando se examina esse comportamento à luz dos valores e dos princípios morais, de acordo com a Enciclopédia de Bioética1,10.

A discussão sobre ética vem sendo enfrentado por vários autores - em diferentes épocas históricas - muito embora somente conheçam as normas éticas dos últimos milênios. Certamente deve haver um princípio ético supremo, que perpassa a pré-história e a história da humanidade13.

Para quem trabalha na área da saúde, tais temas podem parecer até longínquos, mas o fato é que eles terão de ser enfrentados, cedo ou tarde. Não há espaço para omissão, é preciso lutar para unir os conhecimentos científico e humanista segundo Sgreccia10.

Um aspecto muito próximo de quem trabalha na área da saúde é a pesquisa que envolve seres humanos.

Segundo alguns autores, não se deve confundir Bioética com a ética profissional, cujo nome mais adequado seria Deontologia Profissional, muito embora no Código de Ética da Profissão Farmacêutica nos itens I,II,III,IV,V e VI do artigo 19 da Seção V , da Resolução CFF 290/96 ”Da Pesquisa Farmacêutica”, haja uma interseção entre a Deontologia e a Bioética6.

O Código de Ética Médica se relaciona em alguns artigos e capítulos direta ou indiretamente com a pesquisa envolvendo seres humanos. Códigos de outras profissões da área da saúde, no que se refere a estas pesquisas, são menos completos do que o referido código, podendo algumas vezes remeter certas decisões para outras instâncias, como por exemplo, o Conselho Nacional de Saúde7.

A discussão de temas sobre Bioética vai muito além da revisão de um protocolo de pesquisa envolvendo seres humanos. No Brasil um marco nas ações em Bioética foi a Resolução 196/96 que fornece um direcionamento para uma análise de pesquisa, fundamentada em entendimentos internacionais e nacionais, de forma a harmonizar critérios e exigências em pesquisas envolvendo seres humanos11.

Tal Resolução regulamenta diretrizes e normas de pesquisa envolvendo seres humanos, preocupação esta de longa data dos pesquisadores e estudiosos e que faltava consolidar-se em forma de norma.

Esta Resolução fundamentou-se em documentos internacionais de onde emanaram declarações e diretrizes sobre estas pesquisas, além de consultas a vários segmentos da sociedade brasileira, tendo como base a Legislação Nacional.

Relação de documentos que fundamentaram a Resolução 196/96.

1916

Lei 3.071 e legislação complementar. Código Civil

Congresso Nacional

1940

Decreto-lei 2.848 e legislação complementar.

Código Penal

Presidência da República do Brasil

1946

Código de Nuremberg.

Tribunal de Guerra

1948

Declaração dos Direitos Humanos.

Organização das Nações Unidas-ONU

1962-2000

Declaração de Helsinque(1962).

Modificada em 1964,

Atualizada em Tóquio (1975), Veneza(1983),

Hong Kong (1989),

Sommerset West (Africa do Sul)(1996),

Edimburgo (2000).

Associação Médica Mundial-AMM

1966

Acordo Internacional sobre Direitos Civis e Políticos.

(Aprovado pelo Congresso Brasileiro em 1992)

ONU

1968

Declaração de Sidney.

Atualizada em Veneza em 1983. Determinação do momento da morte e dos tratamentos da fase final da doença

AMM

1982 e 1993

Diretrizes Éticas Internacionais para Pesquisas Biomédicas.

Organização Mundial da Saúde-OMS

1987

Princípios de Ética Médica.

Comunidade Econômica Européia

1988

Constituição da República Federativa do Brasil.

Assembléia Nacional Constituinte

1988

Resolução nº 01/88. Norma de Pesquisa Médica no Brasil.

Conselho Nacional de Saúde-CNS

1990

Lei 8.078. Código de Defesa do Consumidor.

Congresso Nacional

1990

Lei 8.069. Estatuto da Criança e do Adolescente.

Congresso Nacional

1990

Lei 8080. Lei Orgânica da Saúde.

Congresso Nacional

1990

Lei 8.142. Participação da comunidade na gestão do SUS.

Congresso Nacional

1990

Decreto 99.438. Organização e atribuições do CNS.

Presidência da República do Brasil.

1990

Decreto 98.830. Coleta, por Estrangeiros, de dados e materiais científicos no Brasil.

Presidência da República do Brasil.

1991

Diretrizes Internacionais para Revisão Ética de Estudos Epidemiológicos.

*CIOMS/OMS

1992/93

Lei 8.489/92 e Decreto 879/93 . Retirada e transplante de tecidos, órgãos e partes do corpo humano, com fins terapêuticos, científicos e humanitários

Congresso Nacional e Presidência da República do Brasil

1992

Lei 8.501. Utilização de cadáver não reclamado, para fins de estudos ou pesquisas científicas.

Congresso Nacional

1995

Lei 8.974. Normas para uso das técnicas de Engenharia Genética e liberação no meio ambiente de organismos geneticamente modificados e criação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança.

Congresso Nacional

1995

Diretrizes sobre Boas Práticas para Ensaios de Produtos Farmacêuticos.

OMS

1996

Lei 9.279. Regula direitos e obrigações relativos a propriedade industrial.

Congresso Nacional

1996

Resolução nº 196/96. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos.

CNS

* CIOMS: Council for International Organization of Medical Sciences

A Igreja Católica vem enfrentando questionamentos sobre Bioética em diversos momentos, por meio do Concílio Vaticano II, Encíclica Humanae vitae, Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé. Os temas referem-se a conceitos de homem e de família, aborto provocado, questões da moral sexual, esterilização nos hospitais católicos, eutanásia, respeito a vida humana nascente e a dignidade da procriação, dentre outros10.

Outras igrejas cristãs e outras confissões religiosas também formularam propostas, haja vista as orientações do Conselho Ecumênico da Igrejas das Genebra relativas ao aborto e ao diagnóstico pré-natal (“ manipulating life: ethical issues in genetic engineering” -1982)10.

O mundo Islâmico também tem tratado de questões sobre o assunto, no código Islâmico de Ética Médica -198110.

A discussão de temas em Bioética deve se estender além dos limites das instituições de ensino e pesquisa, passando a ser estimulada em diversos locais, como indústrias farmacêuticas, áreas de produção de imunobiológicos e hemoderivados, em seus diversos staffs.

No Brasil já há centros que se preocupam com o conhecimento mais aprofundado e robusto em Bioética. Ocorre por meio de disciplinas de graduação e pós-graduação, criação de núcleos e sociedades científicas, assim como promoção de seminários, simpósios e congressos, intercâmbio com outras instituições no exterior, elevando a produção e divulgação de temas no nosso meio.

Já existem experiências de Comitês de Ética em Pesquisa, CEP, no Brasil que estão se consolidando com sucesso, como o que ocorre no Instituto Adolfo Lutz

desde 1997. A tendência é o fortalecimento dos CEPs, e a multiplicação das publicações que tratam de suas experiências, que auxiliam a formação e evolução de novos comitês. Alem disso é “ um forte impulso à reflexão Bioética” conforme Sgreccia9,10,12.

O CEP deve ter caráter multi e transdisciplinar, não devendo haver mais do que a metade de seus membros pertencentes à mesma categoria profissional, participando pessoas dos dois sexos, constituído por um número não inferior a sete membros e pelo menos um deles da sociedade representando os usuários da instituição. Poderá ainda contar com consultores ad hoc, pessoas pertencentes ou não a instituição, com a finalidade de fornecer subsídios técnicos2.

Esta composição permite que a pesquisa, desde a sua proposta, seja avaliada sob vários pontos de vista, de maneira ampla, instrumentalizada por princípios religiosos, filosóficos, culturais, políticos, econômicos, sociais, metodológicos, científicos e éticos levando-se em conta os hábitos e costumes presentes em determinada época14.

Deve-se mencionar também a ética em experimentação animal, que tem preocupado tanto a comunidade científica quanto a sociedade civil organizada. Em vista disso têm sido introduzidos novos conceitos de princípios humanitários nas técnicas experimentais como os princípios do 3Rs (replacement, reduction,

refinement), substituição, redução e refinamento; estes conceitos têm sido apresentados e discutidos em eventos técnico-científicos na área da saúde.

Na área de desenvolvimento de fármacos e produtos farmacêuticos a Resolução 251/97 CNS/MS incorpora todas as disposições contidas na Resolução 196/96

complementando com disposições da área temática específica de pesquisa com novos fármacos, medicamentos, vacinas e testes diagnósticos3.

Esta norma trata da verificação de boas práticas de pesquisa clínica, avaliação de projeto de pesquisa de Farmacologia Clínica (Fases I,II,III,IV) de produtos não registrados no país e estudos de Biodisponibilidade e Bioequivalência 3.

A Indústria Farmacêutica, ao desenvolver um novo tratamento, poderá realizar experimentos clínicos planejados, juntamente com universidades, hospitais públicos e privados, institutos de pesquisa e centros credenciados, submetendo o protocolo de pesquisa à apreciação do CEP institucional e, em muitos casos, com encaminhamento à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, CONEP, quando pertinente, ou seja, quando se tratar da competência dessa instância.

Para conhecer as Instituições que têm seu CEP aprovado pela CONEP até 01/2/2001, pode-se consultar os Cadernos de Ética em Pesquisa, publicação da CONEP, ou buscar informação junto a própria comissão por meio do site do Conselho Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, CNS/MS4,5.

À guisa de conclusão, a Bioética é a lente de aumento, que podemos utilizar como instrumento para ampliar nossas reflexões sobre o objeto de pesquisa, tendo a

vida como principal valor, e sua conservação e de gerações futuras com melhor qualidade.

Este é o desafio que temos o dever de enfrentar.

Referências Bibliográficas

BELLINO, F. Fundamentos da bioética – aspectos antropológicos, ontológicos e morais. Bauru, Edusc,1997. 298p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 196/96 Diretrizes e norma regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, Brasília, D.F., 16 out. 1996. Seção 1, p.21.082.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 251/97. Normas de pesquisa, envolvendo seres humanos para a área temática de pesquisa com novos fármacos, medicamentos, vacinas e testes diagnósticos. Diário Oficial da União, Brasília, D.F., 23 set. 1997. Seção 1, p.21.117.

CADERNOS DE ÉTICA EM PESQUISA. Brasília/DF, n.7, Mar 2001

CADERNOS DE ÉTICA EM PESQUISA. Brasília/DF, n.8, Ago 2001.

CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. A organização jurídica da profissão farmacêutica. 3 ed. Rev. e Atual. Brasília/DF, 2001. 1516p.

JORGE, M.T.; RIBEIRO, L.A . Fundamentos para o conhecimento científico- áreas da saúde. São Paulo, Balieiro ,1999. 106p.

PESSINI, L.; BARCHIFONTAINE,C.P. Problemas atuais de bioética. 5 ed. São Paulo, Loyola, 1996. p.65-77: O ser humano, a tecnociência e a bioética.

PIRES, M.F.C.; TRUJILLO, L.M.; MOREIRA, R.C. et al. Comitê de ética- CEPIAL - a evolução do trabalho dentro do laboratório de saúde pública. In: ENCONTRO DO INSTITUTO ADOLFO LUTZ, III, São Paulo, 1999. Resumos. São Paulo, 1999. p.365.

SGRECCIA, E. Manual de bioética - fundamentos e ética biomédica. São Paulo, Loyola, 1996. Cap. 1, p.23-56: Origens, difusão e definição da bioética.

SPINETTI, S.R. Análise ética em artigos científicos que envolvam seres humanos no período de 1990-96. São Paulo, 2001. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. p. 17-32.

TRUJILLO, L.M.; MOREIRA, R.C.; ASSIS, C.M. Comitê de ética em pesquisa envolvendo seres humanos do Instituto Adolfo Lutz - CEPIAL. In: ENCONTRO DO INSTITUTO ADOLFO LUTZ, III, São Paulo, 1999. Resumos. São Paulo, 1999. p.364.

VALLS, A .L.M. O que é ética?. São Paulo, Brasiliense, 2000. 82p.

VIEIRA, S.; HOSSNE, W.S. Metodologia científica para a área da saúde. Rio de Janeiro, , 2001. 192p.

Rogério G. F. Cordeiro. Farmacêutico. Doutor em Saúde Pública- Faculdade de Saúde Pública/USP. roco@ial.sp.gov.br

Luz Marina Trujillo. Farmacêutica. Mestre em Saúde Pública- Faculdade de Saúde Pública /USP. Pesquisador Científico/IAL. ltrujillo@ial.sp.gov.br

Fonte: www.portalmedico.org.br/revista/.../Textbiomed.doc.

43 comentários:

  1. Olá Alunos...
    Para quem não quer ficar de exame, eis aqui mais uma chance.
    Façam a atividade com conforme o indicado.
    A partir da leitura do texto indicado (A BIOÉTICA: A LENTE DE AUMENTO) teçam seus comentário.
    Atenção: as postagens devem ser feitas até o dia 26/11/10.

    ResponderExcluir
  2. Nome: Lucas Lopes Serie: 3°B Nº:27

    A Bioetica é um instrumento, que deve ser uzado para analizar questões importante de punho polemico, que na maioria das vezes colocam em conflito uma prerrogativa religiosa, contra uma tendencia mais moderna, cientifica, exemplo, a questão do aborto. A bioetica tenta integrar dois ou mais ponto de vista, mas acima de tudo, defender a vida, sem perder costumes e tradição, ou melhor dizendo, moral. A bioetica nao é contra os avanços cienticos, só defende uma melhor elaboração de metodos, que não firam a etica.

    ResponderExcluir
  3. Nome: Marinês Araujo
    Nº: 28 Série: 3ºB
    Profº: Moraes

    " A bioética- A lente de aumento "

    O texto relata vários assuntos onde a bioética é o centro principal ou faz grande parte da polemica da mesma, como :
    Transplante e doação de orgãos, tecnologia da fecundação humana, aborto e entre outros citados no texto.
    * Onde a total discussão sobre a bioética?
    - A discussão vai alem do que imaginamos e refletimos. Afirma-se que no Brasil um marco nas ações em bioética foi resolução 196/96 que fornece um direcionamento para uma analise de pesquisa.
    * Fundamentos dessa pesquisa?
    Está em harmonizar, ou seja , tornar-se mais harmonioso os entendimentos e criteritos e exigencias em pesquisas que envolvem os seres humanos.
    Enfim dentro de varios assuntos, polemicas e exigencias a Bioética nada mais é que um instrumento para ampliar reflexoes.

    ResponderExcluir
  4. nome:Fernanda
    N:11
    Serie:3b
    A bioética- A lente de aumento "

    a bioética na verdade é a exposiçaod e certos assuntos um tanto quanto polemicos que envolvem saude, moral , cultura, politica, religiao,e etica!
    Mas ela tem que ser mais estudada,para fins melhores respeitando e mudando conceitos.

    ResponderExcluir
  5. Nome: Aline Ferreira dantas
    Nº: 02 Série: 3ºB
    profº: Moraes

    A Bioética - A lente de aumento

    Bioética -> Avançar de uma ciencia eticamente livre para outra eticamente responsavel;

    Um territorio (local) que seu ponto de partida é o confronto de saberes. Temas sugeridos como preocupação da bioética:
    - Eutanasia
    - Tecnologia de fecundação humanda;
    - Esterilização enre outros.
    Mas entre preocupações na bioetica há um certo meio de recuperação como: O Brasil ha centros que se preocupam com o conhecimento, aprofundamento em bioética e ja existe experiencias de comitês de ética. Estas composições e recuperações permite que seja avaliada varios pontos de vistas de maneira ampla, por principios religiosos, filosoficos, culturais, politicos e etc.
    Por fim bióetica - lente de aumento, um instrumento de amplitude de reflexoes tendo a vida como valor principal.

    ResponderExcluir
  6. Nome:Joel Insabralde da Silva Júnior
    N°21
    Série: 3° B

    A BIOÉTICA: A LENTE DE AUMENTO

    A bioética é uma exposição de assuntos polêmicos,e tenta integrar vários pontos de vista,ela refere-se normalmente a questões éticas q vêm aparecendo com o avanço das ciências da vida. Trata de assunto q envolvem moral,cultura,religião e ética.
    Mas deve ser mais estudada para ser aprimorada,respeitanto e mudando seus conceitos sem ir contra a ética.

    ResponderExcluir
  7. Nome: Stefani Siqueira
    Nº: 39 Série: 3ºB

    A bioética - A lente de Aumento
    Assunto polêmico, com reflexões onde se encontra vérios temas que serve de sugestões onde a bioética tem uma certa relação ( Eutanasia, esterilização, Transplante e doação de orgãos e etc).
    Bioética?
    -Surgiu em 1970
    -Resulta de um neologismo onde une ética e biologia.
    Esse assunto de temas a respeito da bioética vai muito alem da revisão de um protocolo de pesquisa. Igrejas cristãs tambem anfrentam questionamentos sobre a bioetica. Mas dentro de polemicas a bioética é a lente de aumento nada mais é que uma amplitude para varias reflexoes tendo a vida como valor principal, e sua conservação e de gerações futuras com melhor qualidade.

    ResponderExcluir
  8. Nome: Willian
    Nº: 40 Série: 3ºB


    A bioetica tenta integrar dois ou mais ponto de vista, mas acima de tudo, defender a vida, sem perder costumes e tradição, ou melhor dizendo, moral. E alem disso a bioetica é um instrumento, que deve ser uzado para analizar questões importante de punho polemico, que na maioria das vezes colocam em conflito uma prerrogativa religiosa, contra uma tendencia mais moderna, cientifica, exemplo, a questão do aborto.
    Na verdade a bioética é a exposiçao de certos assuntos um tanto quanto polemicos que envolvem saude, moral , cultura, politica, religiao e etica!
    Mas ela tem que ser mais estudada,para fins melhores respeitando e mudando conceitos.

    ResponderExcluir
  9. Nome: Gabriela Figueiredo
    N°: 21
    Série: 3° A

    Bioética é utilizada para estudo de assuntos polêmicos como aborto doação de órgãos entre outros que põe em conflito questões religiosas que vão contra técnicas modernas e cientificas a bioética acima de tudo defende a vida e a as melhorias tecnológicas e acima de tudo defende a ética

    ResponderExcluir
  10. Nome:Lidiane
    N°26
    Série:3°B

    Por ser a bioética um campo disciplinar compromissado com o conflito moral na área da saúde e da doença dos seres humanos e dos animais não-humanos, seus temas dizem respeito a situações de vida que nunca deixaram de estar em pauta na história da humanidade.

    ResponderExcluir
  11. Nome: Pamella Barbosa n° 34
    Série: 3° A

    '' A bioética: a lente de aumento ''

    A bioética é um tema que vem sendo discutido por vária pessoas, ela examina o comportamento das pessoas e trata de assuntos polêmicos como: aborto, religião , doação de órgãos , etc.
    Penso que é de muita importância esta, por que acima de tudo ela defende com ética estes assuntos tão polêmicos gerados pela mídia.

    ResponderExcluir
  12. nome: Giseila
    N:14 3ANO B
    bioéti, é um estudo que fala sobre coisas muito importÂnte, ex:doação de orgãos, aborto, tecnologia de fecundação humana, eutanasia...
    esses assuntos sao de extrema importÂncia, para deixarmos claro o que se deve fazer, pois muitas pessoas tem preconceito em doaçao de orgãos, e outras que sao afavor do aborto. devemos nos aprofundar mais no assunto,para que possamos defender a nossa ética e moral..

    ResponderExcluir
  13. Nome: Fernando B. Rieger
    Nº12
    3ªB

    A bioética é hoje uma ciência com sentido bem amplo e busca responder dilemas morais de sentido variado.
    como assuntos polemicos que muitas vezes a igreja é comtra a sua pratica.
    como Aborto , eutanásia , clonagem , transgenicos e células tronco.
    Enfim dentro de varios assuntos, polemicas e exigencias a Bioética nada mais é que um instrumento para ampliar reflexoes.

    ResponderExcluir
  14. Nome Joice Moura
    Nº: 24
    3"A"

    A Bioética estuda o comportamento das pessoas na sociedade.
    Envolve muitos assuntos importantes e polêmicos que divide grande parte desses indivíduos. Pois todos eles possuem seu lado positivo e negativo, que pode decidir a vida de outras pessoas.
    Isso ocorre porque a bioética é a mistura de biologia que estuda a vida, e a ética que estuda o comportamento humano, que são totalmente diferentes quando olhamos separadamente, mas quando unimos os dois, a chance de se formar uma opinião fica mais difícil.
    E a "Bioética - Lente de aumento" serve exatamente pra isso, pra amplia o nosso conhecimento sobre esses assuntos.

    ResponderExcluir
  15. Luiz Henrique Carreri
    nº30
    3ºA

    Bioética e a sua aplicação

    Utiliza-se a bioética para o estudo de temas polêmicos como doação de órgãos, aborto entre outros assuntos que colocam em conflito questões religiosa frente às técnicas modernas e cientificas. A bioética prima primeiramente em defesa da vida juntamente com os valores da ética, seja ela social ou moral, buscando a sua melhoria através de diversos angulos, tais focadas a seu unico objetivo.

    ResponderExcluir
  16. Nome: Paulo vinicius de Morais Ferreira
    N°: 37
    Série:3°A

    A Bioética estuda o comportamento das pessoas na sociedade.
    Envolve muitos assuntos importantes e polêmicos que divide grande parte desses indivíduos.
    Bioética é utilizada para estudo de assuntos polêmicos como: aborto, doação de órgãos entre outos,

    ResponderExcluir
  17. Nome: Laís Sitorski Müller
    Nº: 23
    Série: 3ºB

    A bioética faz parte de questões que geram polêmicas, sejam de ordem política, científica, religiosa entre outros.
    Tem como finalidade interagir com diversos pontos de vista, no entanto, preza em defesa da vida dos costumes e da moral.
    Não que ela determine posições contrárias mas uma melhor aplicação de instrumentos ou até mesmo de metodologia que venham a ferir a ética.
    A bioética parte do princípio do respeito as variáveis opniões.

    ResponderExcluir
  18. Nome: Elaine
    N°:43
    Série:3°B

    A bioética é um campo de estudos propicio ao embate de grupos de interesses distintos como industrias farmacêuticas, laboratorios de biotecnologia,organizaçoes ambientais,associaçoes de consumidores.
    Existem varias definiçoes para o termo bioetico uma das mais complexas é o conjuntos de pesquisas, discursos, cuja a finalidade é esclarecer e resolver questoes éticas.

    ResponderExcluir
  19. Nome: Débora
    N°:08
    Série:3°B

    A Bioética tem forte ligaçao com a filosofia pois discute as questões éticas. entre os temas abordados, sobressaem-se o aborto, a eutánasia, os transgênicos, a fertilizaçao in vitro, a clonagem., e os testes com animais.

    ResponderExcluir
  20. Nome: Dayane
    Nº : 07
    3º B

    O TExto fala de alguns temas onde a Bioética atual e o que é .Bioética é o estudo transdisciplinar entre biologia, medicina, filosofia (ética) e direito (biodireito) que investiga as condições necessárias para uma administração responsável da vida humana, animal e responsabilidade ambiental. Considera, portanto, questões onde não existe consenso moral como a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, os transgênicos e as pesquisas com células tronco, bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e suas aplicações e expõe também a relação de alguns documentos que fundamentaram a Resolução 196/96 que trata justamente da bioética.

    ResponderExcluir
  21. Nome:Leône Nantes
    Número:29
    Série:3ºA

    Penso que a bioética deve ser tratada com muita serinidade, pois é um assunto muito importante e polêmico.
    Os casos de bioética devem ser tratados individualmente , porque são diferentes um dos outros, cada um tem a sua história.Não podemos ser cegos nem impócritas ao final a bioética é necessárria em alguns casos como por exemplo os casos de eutanasia em que o paciente não pode decidir pela sua vida ou em casos de gravidez causada por estúpro em que a vítima deseja o aborto. Quem pode julgar sobre esse casos? a resposta certa seria ninguem, mas isso não é possível, pois nós mesmos somos obrigados a decidir através das leis por isso devemos ter muito cuidado quando falamos em bioética.
    No casos da clonagem sou totalmente contra afinal todos devemos ter um fim, mais sou totalmente a fovor nos casos de transplantes de órgãos;
    Contudo percebemos que a divergência nas opiniões mais tambem sabemos que quando vamos dar a mesma temos que estar coscintes do peso dela.

    ResponderExcluir
  22. Nome: Alexandro
    N°01
    Série:3°"B"

    A Bioética é o território a partir do qual ocorre o confronto de saberes entre os problemas surgidos do progresso das ciências biomédicas, das ciências da vida e, em geral, das ciências humanas. A Bioética é ligada com a filosofia pois discute as questões éticas. Ela é utilizada para o estudo de temas polêmicos entre os temas ,o aborto, a eutánasia, os transgênicos, a fertilizaçao in vitro, a clonagem entre outros.

    ResponderExcluir
  23. nome:Bruna m. strack
    n°06
    3° 'A'

    Quando falamos em bioética com toda certeza falaremos de assuntos polêmicos tais como:aborto,doação de órgãos,eutánasia entre outros.
    A bioética traz assuntos que poe em conflito questões religiosas que são contra certas tecnica moderna e cientificas.
    A bioética defende questões morais e principalmente a VIDA.

    ResponderExcluir
  24. Nome: Jayana
    N°20
    Série:3°B

    A bioética: A lente de aumento.

    A bioética é a união da biologia com a ética.
    A bioética não é contra as pesquisas cientificas.
    Todavia defende os principios e os direitos da vida,visando ampliar conhecimentos que envolvem saude,opinião,religião e cultura, lutando para a conservação e preservação da vida para as proximas gerações.

    ResponderExcluir
  25. Nome: Bruna R. Loschi
    Nº: 04
    Série: 3ºB

    Penso que a Bioética está ligada a praticamente todos os assuntos que se diz respeito ao ser humano, pois trata de assuntos de extrema importancia para nós.
    Através dela é relatada o modo de visão e opinião de cada um, formando então uma só ética da humanidade a fim de solucionar os problemas de interesse da bioética.
    Os valores éticos são muito importantes para a sociedade pois se formam um conhecimento de nós mesmos e um novo aprendizado, para sermos cidadãos globalizados e viver uma democracia melhor.

    ResponderExcluir
  26. Nome: Adrieli Fernanda S. Ribeiro
    Nº: 02
    série: 3ºA

    A bioética é vista como meio de ver e compreender a vida com mais clareza, sendo assim, não dá pra viver sem ela.. Vemos a Bioética em todos os setores da vida, um estudo sistematizado do comportamento humano na área da ciência da vida e dos cuidados da saúde, quando dr examina esse comportamento à luz dos valores e dos principios morais.. e assim aprendemos cada dia mais.

    ResponderExcluir
  27. Nome:Patrícia Isabel Machry Barbosa
    N°33
    Série:3°B


    A Bioética é uma junção entre vida e ética,tendo como função o duro dilema de ajudar a sociedade e também os nossos governantes a a formar uma opinião da qual respeite os princípios da vida e do ser humano,para que possam assim criarem leis.
    Assim com sabemos a Bioética adota 5 princípios:Autonomia,Beneficência,Não maleficência,Justiça e Proporcionalidade.
    Muitos perguntam "Mas se a Bioética surgiu no anos 70 ,por que só agora ela resolveu aparecer?"
    É simples,porque foi agora que os assuntos tidos como polêmicos estão chegando a mídia,podemos citar o oborto,a eutanásia,a fertilização in vitro entre tantos outros.
    A Bioética vem como "uma ponte" entre o tido como o ruim e o bom,tirando de ambas as partes os pontos positivio e os negativos,formando um essência,uma opinião.
    Essa lente de aumento que é a Bioética dever ser sim usada para que possamos formar nossa própria opinião,mas ela dever usada com cuidado,cada caso é um caso e também cabe atitudes diferentes.

    ResponderExcluir
  28. Nome: Deysi N. Daniel
    Nº. 11 Série: 3º “A”

    “Bioética: A lente de aumento ”

    A bioética é um estudo sistemático das dimensões morais, incluindo visão moral, decisões, conduta e políticas das ciências da vida e atenção à saúde, mostrado através de uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdisciplinar.
    Abrange temas muitos polêmicos assim como: aborto; doações de órgão; eutanásia entre outros assuntos não tão polêmicos assim.
    Enfim a bioética existe para explicar e mostrar que a vida tem um valor maior e que se tivéssemos uma reflexão maior sobre cada assunto teríamos uma vida melhor sem afetar a ética.

    ResponderExcluir
  29. Aluna: Laíza Silvério - 3°B
    N°: 24

    Bioética refere-se, normalmente, a questões éticas que vêm aparecendo com o avançar das ciências da vida: Bio= vida, Ética= caráter.
    A Bioética pode ser considerada um novo tipo de ética, porém não está relacionada somente aos seres humanos, mais sim á toda espécie de vida na Terra.
    A Bioética têm como objetivo ampliar questões que foram fragmentadas ao longo da modernidade, visando-nos possibilidades na busca de opções e caminhos para a solução de dilemas, com a finalidade de impulsionar o ser humano a pensar sobre sua complexidade.
    Penso que a Bioética deve ser estudada com muita cautela pois nos os estudos da mesma, nos proporciona decisões para o nosso futuro!

    ResponderExcluir
  30. Aluna: Juliany P.
    Serie: 3 A
    Bioética estudo sistemático das dimensões morais incluindo visão, decisão e normas morais das ciências da vida e do cuidado com a saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas num contexto multidisciplinar." Trata, portanto, entre outros assuntos, do direito dos indivíduos à saúde, do direito dos pacientes, do direito à assistência, das responsabilidades jurídicas dos pacientes e dos profissionais da saúde, das responsabilidades sobre as ameaças ã vida no planeta, do direito ambiental, dos direitos com respeito às novas realidades entre outras !

    ResponderExcluir
  31. Aluno: Sergio Marcio
    Serie:3ºA nº38

    “Bioética: A lente de aumento ”

    O texto fala desde o surgimento da palavra bioetica que foi em 1970 até o que ela influenciou no seculo XXI.
    Bioética é algo para dar um rumo a mais em nossas vidas, pois ela nos faz pensar o que é certo ou errado, podemos ver que ela atinge os assuntos polemicos que estao na midia como aborto, eutanasia e etc.

    ResponderExcluir
  32. Nome:Guelber Soares
    n°16
    3°B

    A bioetica tratasse de fatores muito polemicos relacionados a ciencia humana. Ela vem sendo tratada e discutida por muito tempo relacinando vida e etica, respeitando o direito de vida. No meio filosofico a bioetica tras muitas opniões diferentes por que entra-se o conseito de bioetica x religião.

    ResponderExcluir
  33. nome:jakson
    n°18
    3°b

    a bioética estuda determinados assuntos da vida,tendo uma visão geral sobre todos os detales.da se os valores em relação aos seres humaos e seus pensamentos em aspectos que determina sua aceitação.mas a bioetica enfrenta uma disputa entre ela e a religião. ex:Em relação à Igreja, ficam remoendo passado e história, vendem a idéia que a Igreja é arcaica e remontam a época da inquisição. Colocações do tipo: ” Os senhores colocarão os cientistas no tribunal inquisitório, condenando-os ao inferno se estiverem pesquisando em embriões?” Já para os cientistas, exaltam-nos como se tudo que pesquisam trás benefícios à humanidade, dai surgem as colocações:”Como vocês suportam esta condenação religiosa diante de pesquisas que podem salvar vidas?”

    ResponderExcluir
  34. gracieti
    n°15
    3°b

    a bioetica refere-se a questões éticas que vêm aparecendo com o avançar das ciências da vida.é auxiliar a humanidade no sentido de participação racional, tendo uma visão mais definida sobre determinado assunto.ex:aborto,células troncos.uma maneira de iluminar os pensamentos dos seres humanos em relação ao avanço das ciênias da vida.

    ResponderExcluir
  35. Michelli
    N° 31
    3° ano B


    O conceito de Bioética vem a ser tudo aquilo que é de suma importância para o ser humano. Ela retrata assuntos que são necessários para a nossa sobrevivência mas também de assuntos que geram certa polêmica. Ela nos mostra um perfil que todo ser humano deve ter diante das questões morais, religiosas, comportamentais e até mesmo sobre saúde. Deve ser estudada a fundo, pois é com a Bioética que nós conseguiremos aprender a cada dia mais e a buscar o conhecimento sempre para lucro pessoal, visando adquirir um meio prático e saudável de viver.

    ResponderExcluir
  36. Nome: Rudney cliffor
    N°: 37
    3°B

    A bioética é o conjunto de conceitos, argumentos e normas que valorizam e justificam eticamente os atos humanos pricipalmente ligado com a ciência da vid,a possibilitando a busca de opções e caminhos para impulsionar o ser humano a pensar sobre sua complexidade.

    ResponderExcluir
  37. Aluna: Patricia Fabris
    nº: 36 3º ano "A"

    Bioética deriva de ética e biologia É a ciência que entra em confronto com questões polêmicas, tais como: o aborto, a eutanásia, células tronco, etc., tendo como objetivo que a opnião das pessoas respeite acima de tudo a vida, e não entre em contradição com os princípios morais básicos.
    A bioética vem como mediadora, nos permitindo analisar aspectos positivos e negativos sobre determinados assuntos. Mas não devemos nos esquecer de que cada caso é um caso e cada situação é única, por isso é imprescindível analisar todos os aspectos ao formular uma opinião sobre algum assunto, ainda mais assuntos que envolvem polêmica.

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Nome: Laís Jacques

    N:28

    3° A

    A bioética consiste em unir ética e vida, ou seja, tratar dos problemas da sociedade de forma ''racionalmente correta'' e ao mesmo tempo criar uma fidelidade com os ''direitos e sentimentos individuais'' de cada ser na sociedade. entretanto, penso que em alguns casos é um pouco complicado de se ter uma ponte de ligação unindo esses dois aspectos pois existem casos onde a ÉTICA e RACIONALIDADE entram em choque com os sentimentos individuais bem como possiveis traumas vividos por um determinado individuo, um exemplo disso é quando se tem uma gravidez indesejada, por conta de estupro. Nesse em em muitos casos a recionalidade as vezes não é ''bem-vinda''. Porém, como citado no texto, podemos utilizar a bioética como LENTE DE AUMENTO para canalizar informações, ampliar nossas reflexões para ter a ''vida'' como principal valor.

    ResponderExcluir
  41. Nome: Suzely Nantes Muniz
    Nº: 39 _ 3º"A"

    A Bioética é um estudo que engloba a Biologia, a Medicina e Filosofia (pois discute as questões éticas) e aborda temas polêmicos ligados as ciências humanas. O texto explica que a Bioética é um campo propício para estudos de cientistas de indústrias farmacêuticas, laboratórios ou biotecnoligia, por exemplo, surgindo assim, debates que servem para que a sociedade tome posição sobre temas bioéticos novos que vêm surgindo com a evolução da ciência.

    ResponderExcluir
  42. nome: giovani marcos dos santos stefanello
    n° 13- 3°B

    A bioética estuda assuntos relacionados a religiao, filosofia e a medicina, dentre eles abranjem assuntos como clonagem, celulas tronco, aborto, eutanasia, entre outros polemicos.
    A bioetica tem como base a dignidade humana. onde fica a moral de uma pessoa que tem a capacidade de obortar um feto sem defesa alguma, uma vida, um ser humano, e o direito de viver desse ser humano, como por exemplo, para isso tem a bioetica para colocar um freio e ajudar as pessoas refletirem sobre esses assuntos polemicos, um outro exemplo é a questão da eutanasia, ninguem tem o direito de tirar a vida de outra pessoa ainda mais se esta pessoa esta em coma sem poder decider se quer ou nao viver, há casos de pessoas que ficaram um coma durante anos e voltaram a vida, e mesmo se a pessoa estiver conciente se ela pedir que desliguem os aparelhos seria suicidio, ela estara jogando fora as chances de viver que lhe restam, e porquê nao lutar até o fim?;esta é a minha opniao.
    A bioética é muito importante para o ser humano, com ela podemos refletir e pensar melhor sobre assuntos polemicos e isso se torna mais importante na época em que vivemos porque a grande maioria dos homens estao perdendo o carater e muitas das vezes o respeito a vida.

    PS(professor desculpe se nao respeitei prazo dado, é porque foi lembrar quando já estava quase dormindo).

    ResponderExcluir
  43. Aluna: Juliane Maldonado nº25 3º "A"
    a Bioética é algo de extrema importância na sociedade e tambem para cada individuo no seu reconhecimento proprio, para descobrir quem somos, a Bioética propõem a cada ser humano um reflexão sobre suas ações, desde as mais simples como por exemplo um abraço, uma ajuda , até a dificil e complicada aceitação da morte um destino que todos temos que aceitar.
    a Bioética atualmente não se restringe apenas aos humanos, temos tambem a Bioética animal.
    a bioética abrange varias areas abordando assim diversos assuntos como preconceito, eutanásia, aborto entre outros, assuntos polêmico em que a Bioética apresenta varias pontos ; tambem discuti varios temos relacionados aos principios a cada ser humano, levando consigo reflexões de varios filosofos!

    ResponderExcluir