3º Ano Filo.
O NASCIMENTO DA LÓGICA
É lógico!
“É lógico que eu vou!”, “É lógico que
ela disse isso!”. Quando dizemos frases como essas, a expressão “é lógico que”
indica, para nós e para a pessoa com quem estamos falando, que se trata de
alguma coisa evidente. A expressão aparece como se fosse a conclusão de um
raciocínio implícito, compartilhado pelos interlocutores do discurso. Ao dizer
“É lógico que eu vou!”, estou supondo que quem me ouve sabe, sem que isso seja
dito explicitamente, que também estou afirmando: “Você me conhece, sabe o que
penso, gosto ou quero, sabe o que vai acontecer no lugar x e na hora y e,
portanto, não há dúvida de que irei até lá”.
Ao dizer “É lógico que ela disse
isso!”, a situação é semelhante. A expressão seria a conclusão de algo que eu e
a outra pessoa sabemos, como se eu estivesse dizendo: “Sabendo quem ela é, o
que pensa, gosta, quer, o que costuma dizer e fazer, e vendo o que está
acontecendo agora, concluo que é evidente que ela disse isso, pois era de se
esperar que ela o dissesse”.
Nesses casos, estamos tirando uma
conclusão que nos parece óbvia, e dizer “é lógico que” seria o mesmo que dizer:
“é claro que” ou “não há dúvida de que ”.
Em certas ocasiões, ouvimos, lemos,
vemos alguma coisa e nossa reação é dizer: “Não. Não pode ser assim. Isso não
tem lógica!”. Ou, então: “Isso não é lógico!”. Essas duas expressões indicam
uma situação oposta às anteriores, ou seja, agora uma conclusão foi tirada por
alguém, mas o que já sabemos (de uma pessoa, de um fato, de uma idéia, de um
livro) nos faz julgar que a conclusão é indevida, está errada, deveria ser
outra. É possível, também, que as duas expressões estejam indicando que o
conhecimento que possuímos sobre alguma coisa, sobre alguém ou sobre um fato
não é suficiente para compreendermos o que estamos ouvindo, vendo, lendo e por
isso nos parece “não ter lógica”.
Nesses vários exemplos, podemos perceber que
as palavras lógica e lógico são usadas por nós para significar:
1. ou uma inferência: visto que
conheço x, disso posso concluir y como conseqüência;
2. ou a exigência de coerência: visto
que x é assim, então é preciso que y seja assim;
3. ou a exigência de que não haja
contradição entre o que sabemos de x e a Conclusão y a que chegamos;
4. ou a exigência de que, para
entender a conclusão y, precisamos saber o suficiente sobre x para conhecer por
que se chegou a y.
Inferência, coerência, conclusão sem
contradições, conclusão a partir de conhecimentos suficientes são algumas
noções implicitamente pressupostas por nós toda vez que afirmamos que algo é
lógico ou ilógico.
Ao usarmos as palavras lógica e
lógico estamos participando de uma tradição de pensamento que se origina da
Filosofia grega, quando a palavra logos – significando linguagem-discurso e
pensamento-conhecimento – conduziu os filósofos a indagar se o
Logos obedecia ou não a regras,
possuía ou não normas, princípios e critérios para seu uso e funcionamento. A
disciplina filosófica que se ocupa com essas questões chama-se lógica.
O aparecimento da lógica: Heráclito e Parmênides
Quando estudamos o nascimento da
Filosofia, vimos que os primeiros filósofos se preocupavam com a origem, a
transformação e o desaparecimento de todos os seres. Preocupavam-se com o d e v
i r. Duas grandes tendências adotaram posições opostas a esse respeito, na
época do surgimento da Filosofia: a do filósofo Heráclito de Éfeso e a do
filósofo Parmênides de Eléia.
Heráclito afirmava que somente o
devir ou a mudança é real. O dia se torna noite, o inverno se torna primavera,
esta se torna verão, o úmido seca, o seco umedece, o frio esquenta, o quente
esfria, o grande diminui, o pequeno cresce, o doente ganha saúde, a treva se
faz luz, esta se transforma naquela, a vida cede lugar à morte, esta dá origem
àquela.
O mundo, dizia Heráclito, é um fluxo
perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu
contrário. A luta é a harmonia dos contrários, responsável pela ordem racional
do universo. Nossa experiência sensorial percebe o mundo como se tudo fosse
estável e permanente, mas o pensamento sabe que nada permanece, tudo se torna
contrário de si mesmo. O logos é a mudança e a contradição. Parmênides, porém,
afirmava que o devir, o fluxo dos contrários, é uma aparência, mera opinião que
formamos porque confundimos a realidade com as nossas sensações, percepções e lembranças.
O devir dos contrários é uma linguagem ilusória, não existe, é irreal, não é. É
o Não - S e r, o nada, impensável e indizível. O que existe real e
verdadeiramente é o que não muda nunca, o que não se torna oposto a si mesmo,
mas permanece sempre idêntico a si mesmo, sem contrariedades internas. É o Ser.
Pensar e dizer só são possíveis se as
coisas que pensamos e dizemos guardarem a identidade, forem permanentes. Só
podemos dizer e pensar aquilo que é sempre idêntico a si mesmo. Por isso
somente o Ser pode ser pensado e dito. Nossos sentidos nos dão a aparência
mutável e contraditória, o Não-Ser; somente o pensamento puro pode alcançar e
conhecer aquilo que é ou existe realmente, o Ser, e dizê-lo em sua verdade.
O logos é o ser como pensamento e linguagem
verdadeiros e, portanto, a verdade é a afirmação da permanência contra a
mudança, da identidade contra a contradição dos opostos.
Assim, Heráclito afirmava que a verdade e o l
o g o s são a mudança das coisas nos seus contrários, enquanto Parmênides
afirmava que são a identidade do Ser imutável, oposto à aparência sensível da
luta dos contrários. Parmênides introduz a idéia de que o que é contrário a si
mesmo, ou se torna o contrário do que era, não pode ser (existir), não pode ser
pensado nem dito porque é contraditório, e a contradição é o impensável e o
indizível, uma vez que uma coisa que se torne oposta de si mesma destrói-se a
si mesma, torna-se nada. Para Heráclito, a contradição é a lei racional da
realidade; para Parmênides, a identidade é essa lei racional.
A história da Filosofia grega será a
história de um gigantesco esforço para encontrar uma solução para o problema
posto por Heráclito e Parmênides, pois, se o primeiro tiver razão, o pensamento
deverá ser um fluxo perpétuo e a verdade será a perpétua contradição dos seres
em mudança contínua; mas se Parmênides tiver razão, o mundo em que vivemos não
terá sentido, não poderá ser conhecido, será uma aparência impensável e
viveremos na ilusão.
Será preciso, portanto, uma solução
que prove que a mudança e os contrários existem e podem ser pensados, mas, ao
mesmo tempo, que prove que a identidade ou permanência dos seres também existe,
é verdadeira e pode ser pensada. Como encontrar essa solução?
O aparecimento da lógica: Platão e Aristóteles
No momento de seu apogeu, isto é, de
Platão e de Aristóteles, a Filosofia oferecerá as duas soluções mais
importantes para o problema da contradição- mudança e identidade-permanência
dos seres. Não vamos, aqui, falar dessas duas filosofias, mas destacar um
aspecto de cada uma delas relacionado com o nosso assunto, isto é, com o
surgimento da lógica.
Platão considerou que Heráclito tinha razão no
que se refere ao mundo material ou físico, isto é, ao mundo dos seres
corporais, pois a matéria é o que está sujeito a mudanças contínuas e a
oposições internas. Heráclito está certo no que diz respeito ao mundo de nossas
sensações, percepções e opiniões: o mundo natural ou material (que Platão chama
de mundo sensível) é o devir permanente.
No entanto, dizia Platão, esse mundo é uma a p
a r ê n c i a (é o mundo dos prisioneiros da caverna), é uma cópia ou sombra do
mundo verdadeiro e real e, nesse, Parmênides é quem tem razão. O mundo
verdadeiro é o das essências imutáveis (que Platão chama de mundo inteligível),
sem contradições nem oposições, sem transformação, onde nenhum ser passa para o
seu contraditório. Mas como conhecer as essências e abandonar as aparências?
Como sair da caverna? Através de um método do pensamento e da linguagem chamado
dialética.
Em grego, a palavra d i a quer dizer dois,
duplo; o sufixo lética deriva-se de logos
e do verbo l e g i n (cujo sentido estudamos nos capítulos dedicados à
linguagem e ao pensamento). A dialética, como já vimos, é um diálogo ou uma
conversa em que os interlocutores possuem opiniões opostas sobre alguma coisa e
devem discutir ou argumentar de modo a passar das opiniões contrárias à mesma
idéia ou ao mesmo pensamento sobre aquilo que conversam. Devem passar de
imagens contraditórias a conceitos idênticos para todos os pensantes.
A dialética platônica é um procedimento
intelectual e lingüístico que parte de alguma coisa que deve ser separada ou
dividida em dois ou duas partes contrárias ou opostas, de modo que se conheça
sua contradição e se possa determinar qual dos contrários é verdadeiro e qual é
falso. A cada divisão surge um par de contrários, que devem ser separados e
novamente divididos, até que se chegue a um termo indivisível, isto é, não
formado por nenhuma oposição ou contradição e que será a idéia verdadeira ou a
essência da coisa investigada. Partindo de sensações, imagens, opiniões
contraditórias sobre alguma coisa, a dialética vai separando os opostos em
pares, mostrando que um dos termos é aparência e ilusão e o outro, verdadeiro
ou essência.
A dialética é um debate, uma
discussão, um diálogo entre opiniões contrárias e contraditórias para que o
pensamento e a linguagem passem da contradição entre as aparências à identidade
de uma essência. Superar os contraditórios e chegar ao que é sempre idêntico a
si mesmo é a tarefa da discussão dialética, que revela o mundo sensível como
heraclitiano (a luta dos contrários, a mudança incessante) e o mundo
inteligível como parmenidiano (a identidade perene de cada idéia consigo
mesma).
Aristóteles, por sua vez, segue uma
vi a diferente da escolhida por Platão.
Considera desnecessário separar
realidade e aparência em dois mundos diferentes – há um único mundo no qual
existem essências e aparências – e não aceita que a mudança ou o devir seja
mera aparência ilusória. Há seres cuja essência é mudar e há seres cuja
essência é imutável. O erro de Heráclito foi supor que a mudança se realiza sob
a forma da contradição, isto é, que as coisas se transformam nos seus opostos,
pois a mudança ou transformação é a maneira pela qual as coisas realizam todas
as potencialidades contidas em suas essência e esta não é contraditória, mas
uma identidade que o pensamento pode conhecer.
Assim, por exemplo, quando a criança se torna
adulta ou quando a semente se torna árvore, nenhuma delas tornou-se contrária a
si mesma, mas desenvolveu uma potencialidade definida pela identidade própria
de sua essência. Cabe à Filosofia conhecer como e por que as coisas, sem
mudarem de essência, transformam-se, assim como cabe à Filosofia conhecer como
e por que há seres imutáveis (como as entidades matemáticas e as divinas).
Parmênides tem razão: o pensamento e a linguagem exigem a identidade. Heráclito
tem razão: as coisas mudam. Ambos se enganaram ao supor que identidade e
mudança são contraditórias. Tal engano levou Platão à desnecessária divisão dos
mundos.
Em segundo lugar, Aristóteles
considera que a dialética não é um procedimento seguro para o pensamento e a
linguagem da Filosofia e da ciência, pois tem como ponto de partida simples
opiniões contrárias dos debatedores, e a escolha de uma opinião contra outra
não garante chegar à essência da coisa investigada. A dialética, diz
Aristóteles, é boa para as disputas oratórias da política e do teatro, para a r
e t ó r i c a, pois esta tem como finalidade persuadir alguém, oferecendo
argumentos fortes que convençam o oponente e os ouvintes. É adequada para os
assuntos sobre os quais só cabe a persuasão, mas não para a Filosofia e a
ciência, porque, nestas, interessa a demonstração e a prova de uma verdade.
Substituindo a dialética por um
conjunto de procedimentos de demonstração e prova, Aristóteles criou a l ó g i
c a propriamente dita, que ele chamava de a n a l í t i c a (a palavra lógica
será empregada, séculos mais tarde, pelos estóicos e Alexandre de Afrodísia).
Qual a diferença entre a dialética
platônica e a lógica (ou analítica) aristotélica?
Em primeiro lugar, a dialética
platônica é o exercício direto do pensamento e da linguagem, um modo de pensar
que opera com os conteúdos do pensamento e do discurso. A lógica aristotélica é
um instrumento que antecede o exercício do pensamento e da linguagem,
oferecendo-lhes meios para realizar o conhecimento e o discurso. Para Platão, a
dialética é um modo de conhecer. Para Aristóteles, a lógica (ou analítica) é um
instrumento para o conhecer.
Em segundo lugar, a dialética
platônica é uma atividade intelectual destinada a trabalhar contrários e
contradições para superá-los, chegando à identidade da essência ou da idéia
imutável. Depurando e purificando as opiniões contrárias, a dialética platônica
chega à verdade do que é idêntico e o mesmo para todas as inteligências. A
lógica aristotélica oferece procedimentos que devem ser empregados naqueles
raciocínios que se referem a todas as coisas das quais possamos ter um conhecimento
universal e necessário, e seu ponto de partida não são opiniões contrárias, mas
princípios, regras e leis necessárias e universais do pensamento.