sexta-feira, 2 de abril de 2010

CELEBRAÇÃO PASCAL ECUMÊNICA

No último dia 31 de março de 2010, foi realizada na Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade, em Sidrolândia, MS, a CELEBRAÇÃO PASCAL ECUMÊNICA. Esta atividade foi coordenada pelo Rev. Pe. Antonio Moraes (Igreja Anglicana Tradicional), que também atua como professor na referida instituição de ensino, onde ministra as disciplinas de Filosofia e Sociologia, é parte do Projeto Filos da Sofia, que tem como principal objetivo contribuir para a formação humano-cristã dos alunos da comunidade escolar, proporcionando-lhes reflexões acerca de temas importantes para que os mesmo possam conhecer mais a fundo e pensarem acerca de sua importância na sociedade atual.

Nesta edição do Projeto, foi convidado o Rev. Pr. João (da Primeira Igreja Batista), o Frei Cláudio (da Igreja Católica Romana), o mesmo não pode comparecer, mas os Freis Mauro e Flávio marcaram presença. O convite também foi estendido ao Rev. Pr. Luis Valério (da Igreja Evangélica de Confissão Luterana), mas o mesmo por motivos pastorais não pode estar presente.

O Pastor João fez uma bela exposição acerca da comemoração da PÁSCOA, desde a saída dos hebreus do Egito, onde os mesmos se encontravam em condição de escravos, destacando a figura de Moisés, enfatizando o significado da páscoa judaica. Como cristãos, “nossa concepção pascal centra-se na figura de Jesus”, foi o que destacou o Pr. João, finalizando sua fala.

O Pr. João usou um a dinâmica muito interessante para ilustrar sua fala aos alunos. Ele usou uma cruz e um coelhinho de pelúcia. Explicou que a PÁSCOA CRISTÃ passa pela cruz, mas não se resume nela, e que o verdadeiro sentido da PÁSCOA esta na oferta de Jesus na cruz para nos salvar da condenação eterna, e que os símbolos pascais (dentre eles o coelho e o ovo de chocolate) são apenas meios utilizados pela sociedade de consumo para propagar uma concepção capitalista errônea acerca do verdadeiro sentido e significado da páscoa.

O Frei Mauro (no período vespertino) e o Frei Flávio (no período noturno), também fizeram uma bela exposição acerca da Campanha da Fraternidade. Nesta quaresma a campanha é Ecumênica, com a participação das Igrejas: Católica, Anglicana, Evangélica Luterana, Ortodoxa e Presbiteriana. O tema dessa Campanha da Fraternidade Ecumênica é a cerca da ECONOMIA, cujo lema é: “VOCÊS NÃO PODEM SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO”.

Em suas exposições, os Freis, fizeram um apanhado geral acerca da história da Campanha da Fraternidade no Brasil e da participação de outras Instituições Religiosas, nesta edição da Campanha, além de apontarem para uma preocupação comum: a construção do Projeto de Deus, a partir do anuncio do Evangelho de Jesus, onde a VIDA HUMANA DEVE SER DIGNIFICADA SEMPRE pelas estruturas sociais, principalmente pelas Igrejas Cristãs, continuadoras da Missão de Jesus.

O Pe. Antonio Moraes finalizou a AÇÃO ECUMÊNICA, com uma dinâmica, utiliza ndo um ovo de chocolate , onde expôs que o verdadeiro sentido da PÁSCOA CRISTÃ, deve estar centrada na pessoa de JESUS e em sua MISSÃO. Portanto os cristãos devem IMITAR o próprio CRISTO, que deixando o exemplo da vivencia em COMUNIDADE, foi seguido pelas PRIMEIRAS COMUNIDADES CRISTÃS DOS DISCIPULOS, e que cabe a nós, hoje, continuarmos a PROPAGAR A PÁSCOA DE JESUS através de nossas ações, a exemplo das primeiras comunidades cristãs (cf. At. 2), onde a SOLIDARIEDADE, a ORAÇÃO COMUM e a PARTILHA eram constantes.

Para encerrar a AÇÃO ECUMÊNICA, todos os presentes deram-se as mãos e repetiram as palavras de Jesus que nos ensinou chamar Deus de Pai, mas também pedir que perdoe nossas dívidas e que nos providencie o pão nosso de cada dia. O Pe Antonio, juntamente com os Freis Mauro e Flávio, rogaram a benção de Deus aos presentes. A todos os alunos, funcionários, professores, coordenadores e diretores da Escola Sidrônio, meus mais sinceros votos de FELIZ, SANTA E ABENÇOADA PÁSCOA.

Meus agradecimentos ao Pastor João, ao Frei Mauro, Frei Flávio, ao Frei Claudio, a Coordenadora Márcia, ao Diretor Adjunto Vili, a todos os Alunos, aos Funcionários, aos Professores, e em especial a nossa ilustre e querida Diretora Neide, que mesmo não estando presente fisicamente, pois estava em Brasilia à serviço, me recomendou que desejasse publicamente seus votos de feliz páscoa a todos.

QUE DEUS NOS ABENÇÕE SEMPRE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário